Learning by Doing | As áreas de especialização em detalhe

Com 15 anos de experiência, somos um showroom ideal de aprendizagem e capacitação para inspirar e mostrar que é possível gerar comportamentos, empregos e projetos que construam um mundo melhor para todos. Assim, e de acordo com o plano de formação, sabemos que o nosso fio condutor é na verdade uma viagem interna e externa às paixões de cada um e à noção de capacidade de cuidar do património humano e natural de todos.

Sementes, Floresta Autóctone e Horta Bio

Quem te vai guiar

Com o nosso Joaquim Espada

“A área de Sementes, Floresta Autóctone e Horta Bio vai capacitar os participantes para serem agentes de transformação, através do design de um sistema agrícola orgânico e regenerativo, baseado em processos da vida e que produz comida ao longo do tempo enquanto respeita todos os seres, os ciclos das estações e os ritmos do planeta. Vamos partilhar processos de transformação de resíduos em fertilizantes e dinamizadores de solo através de diferentes métodos de compostagem. Explorar o mundo das sementes, o mundo da biodiversidade – do micro ao macro – , do mundo das árvores ao mundo das bactérias. Da plantação à prevenção, tratamento e cura com processos naturais. Abordaremos os conceitos de Permacultura, Agricultura regenerativa, e Agrofloresta baseada nos princípios da Agricultura Sintrópica. Falaremos de consociações de plantas, da importância de prestar atenção aos calendários de sementeira e plantação para termos bons resultados nos momentos de colheita. Aprenderemos a identificar as espécies autóctones do Parque Natural da Arrábida e a recolher, catalogar e preservar uma variedade de sementes. Percorreremos um caminho que nos levará por estes vastos territórios sem químicos sintéticos e de respeito pela ecologia para que os participantes se tornem parte ativa na regeneração dos ecossistemas.”

Joaquim Pinto

Ler bio

Quem te vai guiar | O nosso Joaquim Pinto

Turismo de Natureza e Operação Biovilla

Quem te vai guiar

Quem te vai guiar | A nossa Inês Mateus

Com a nossa Inês Mateus

“Acreditamos que a Natureza estará, cada vez mais, no centro da atividade turística. Na nossa visão, a tendência é que o setor deixe de promover somente atividades de lazer, para passar a ser promotor de saúde integral, para as pessoas, para o planeta e para a economia.

O turismo poderá ser assim um dos grandes impulsionadores de atividades que incentivem mudança de padrões de comportamento para uma cultura humana regenerativa – saudável, resiliente e adaptável, que cuida do planeta e da vida com a consciência de que esta é a maneira mais eficaz de criar um futuro próspero para toda a humanidade.

O agroturismo da Biovilla para além de proporcionar aos hóspedes dias de descanso na Natureza, proporciona uma experiência transformadora, genuína e de proximidade. A Biovilla não vende um produto, vende a experiência de aprendizagem acerca da temática da regeneração social e ambiental. Uma regeneração profunda que sentimos a acontecer dentro de nós, a par e passo com a Natureza da qual fazemos parte.

Esta é a visão que temos deste setor, que pode funcionar como Casa para todos, inclusivo, humano e autêntico. É este amor, conhecimento e sentimento de missão a algo maior que queremos partilhar e que possa inspirar os participantes.”

Inês Mateus

Ler bio

Transformação de alimentos e Alimentação saudável

Quem te vai guiar

Quem te vai guiar | A nossa Amandine Vidal

Com a nossa Amandine Vidal

“Atualmente esta é uma área que está em grande expansão e que tem despertado a curiosidade e interesse de cada vez mais pessoas que anseiam esta transição nas suas vidas. Mas por onde começar esta mudança de hábitos alimentares de forma equilibrada, variada e prazerosa?

A proposta consiste em fazermos em conjunto uma “viagem”, através de aulas práticas por várias abordagens possíveis dentro da área da culinária saudável com o máximo de flexibilidade, guiados pela nossa vontade de aprender e explorar este mundo de infinitas possibilidades. A cozinha é também uma arte, um espaço de alquimia pura, onde se cria através da junção de diversos ingredientes, temperos e sentimentos, uma obra final que nasce com a intenção de nutrir e cuidar de nós e de quem nos rodeia. Cozinhar é sinónimo de amar e cuidar – de nós, do outro e do planeta. A filosofia da alimentação promovida será sempre com base em produtos orgânicos e sazonais recorrendo a produtores locais e à nossa horta variada, procurando também esse contacto próximo com a horta através do qual os formandos poderão acompanhar todo o ciclo de alguns alimentos, desde a semente até ao prato.

No mundo em que vivemos hoje é urgente uma mudança de paradigma, é urgente vivermos vidas mais saudáveis, comermos alimentos mais naturais, fazermos escolhas mais conscientes e caminharmos em conjunto para uma cultura regenerativa.

O objectivo principal desta formação é fazer uma abordagem integral à saúde, respeitando as leis da natureza, promover uma alimentação saudável e consciente, explorar diversas técnicas de respiração e meditação, exercitar o nosso corpo e mente e tomar consciência que, através destas variadas práticas, podemos prevenir muitas doenças, problemas crónicos e desafios da vida moderna.”

Amandine Vidal

Ler bio

Ervas Medicinais e Autocuidado Natural (Área Transversal)

Quem te vai guiar

Quem te vai guiar | A nossa Jaqueline Santos

Com a nossa Jaqueline Santos.

“Ah! As ervas e a sua sabedoria. A pureza que nos equilibra, a essência que nos nutre, o subtil que nos conecta ao que é natural. Quem nunca sentiu o alívio de um chá quente num dia difícil ou experimentou o bem-estar de um banho aromático depois de um dia cansativo? As plantas medicinais sempre estiveram ao nosso lado, oferecendo-nos os seus benefícios de forma generosa e intuitiva. Crescem muitas vezes sem cuidados e, ainda assim, estão sempre disponíveis para apoiar o nosso bem-estar.

No Programa SER, esta área transversal convida-te a explorar a regeneração através da relação com as plantas medicinais e as práticas de autocuidado natural. Vamos aprender a identificar, cultivar e colher ervas, conhecendo as suas propriedades e como podem ser incorporadas no nosso dia a dia para fortalecer a saúde e equilibrar corpo e mente. Desde infusões, óleos e bálsamos terapêuticos até rituais de bem-estar como banhos aromáticos, máscaras faciais naturais e técnicas de relaxamento.

O autocuidado vai além do individual – é um compromisso com a regeneração do nosso corpo e da nossa relação com o meio ambiente. Utilizar o que a natureza nos oferece de forma consciente é um ato de reconexão e respeito pelo nosso próprio equilíbrio.

Se sentes um chamamento para aprofundar este conhecimento e integrar a sabedoria das plantas na tua vida, este é o momento. Junta-te a nós e embarca nesta jornada de regeneração, conexão e equilíbrio.”

Jaque Santos

Ler bio