2.40€
A lavanda é conhecida por combater os sintomas da ansiedade, como a depressão e o stress. Também ajuda a combater dores de cabeça.
Adicionar 2 colheres de chá por chávena. Beber 3 a 4 por dia.
Quem vai cuidar de ti
Olá, eu sou a Sofia e estou aqui para te dar a mão e trazer-te comigo, num caminho de mergulho em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, aquele que traz o teu foco para o sítio onde agarras o comando e as rédeas da tua vida, o teu interior.
A partir desse sítio mágico, ativando a “caixinha de ferramentas do teu Ser”, acedes à tua coragem, serenidade e sabedoria. Aumentas a tua autoconfiança à medida que alimentas a tua autoestima e cresces em qualidade no teu bem-estar, paz, alegria e felicidade. Isto, na medida do teu compromisso, ritmo e tempo, sem dúvida que te garante impactos diretos na melhoria de todas as tuas relações e interações com o mundo, isto é, pessoal e profissionalmente.
E quem sou eu? Um mundo de coisas diferentes, tal como cada um de nós e que, a determinada altura na minha vida, tomei a decisão de “sair da caixa” que me era familiar e zona e conforto, para criar algo diferente, mais alinhado com a minha forma de ser, fazer, estar e vibrar em amor e alegria, partilhando! Isso trouxe-me até aqui, até ti!
Resumidamente, venho de mais de 17 anos de trabalho no mundo corporativo da gestão de recursos humanos, desde cedo apaixonada pelo comportamento humano e os impactos do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal sobre ele, em 2021 assumi-me como coach integrativa e mentora nesta área, de forma independente e a tempo integral, após várias certificações e experiências nacionais e internacionais. Realizo acompanhamento individual, através de planos personalizados de autoconhecimento e sessões de KI das 9 Estrelas, para quem quer fortalecer o seu poder pessoal; desenvolvo mentorias para grupos, workshops, formação às equipas de empresas e palestras motivacionais.
Por outro lado, em 2018 iniciei o meu percurso como praticante de Kundalini Yoga, pela mão do meu mestre que atua segundo os ensinamentos de Yogi Bhajan.
Esta paixão nasceu, veio para ficar e cresceu por todo o impacto benéfico que trouxe a minha vida, conduzindo-me a Rishikesh, a considerada capital mundial do Yoga, onde no ano passado permaneci por dois meses, para aprofundar os meus conhecimentos e experiência à luz da tradição himalaia e regressei certificada enquanto professora de Kundalini Yoga, pela Samadhi Yoga Ashram (uma das escolas do grupo “World Peace Yoga School”), acreditado pela Yoga Alliance.
Este caminho é um processo de aprendizagem constante, humildade, respeito e partilha que trilho de coração e alma, no sentido de que também tu sintas, reconheças e expandas em felicidade, amor, paz, leveza e bem-estar, através do poder de escolha que tens, a todo o momento, face aos acontecimentos que chegam à tua vida e a responsabilidade que cabe a cada um de nós assumir perante isso mesmo.
Espero conhecer-te brevemente!
Abraço-te com Amor,
Sofia
Contactos:
anaritafigueira.massoterapeuta@gmail.com
+351 916778725
Quem vai cuidar de ti
Entrei no mundo da massagem pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa. Sou licenciada em Design de Comunicação, mas desde cedo comecei interessar-me pelas áreas da saúde física e mental. Sou praticante e professora de Hatha Yoga. Foi através do Yoga que desenvolvi uma maior consciência do meu corpo. Sou também praticante de Reiki.
Enquanto massoterapeuta, tento compilar as melhores técnicas que fui aprendendo e continuo a aprender, adaptando-as às necessidades de cada indivíduo. Acredito no poder do toque como instrumento de cura. O que pretendo é proporcionar uma experiência única e sensorial, pensada para trabalhar corpo e mente, através do toque, do som e das plantas.
Contactos:
anaritafigueira.massoterapeuta@gmail.com
+351 968 454 957
“>
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
Nasceu no cantinho à beira-mar plantado, de onde herdou a vontade por explorar mundo, numa família com quem aprendeu que a ‘Liberdade’ é o maior dos valores que uma pessoa pode ter.
Aos 18 anos assumiu-se como uma Vagamundo e saiu de mochila às costas em busca de descobrir novos hábitos, culturas e experiências, com a real intenção de compreender melhor o Ser Humano e trazer mais visão e mundo para dentro de si.
Durante este percurso formou-se em Comunicação, no Centro Universitário do Rio de Janeiro/Brasil e fez pós-graduação em Empreendedorismo Social, pelo ESTSP – Politécnico do Porto. Trabalhou em projetos independentes de produção cultural (Belém Art Fest). Na EDP, entre Portugal e o Brasil, atuou nas áreas de responsabilidade social, sustentabilidade e relação com as comunidades.
Doou-se, através de voluntariado, a várias causas, entre as quais: às meninas vítimas de violência (Casa Vida / Timor), aos Refugiados (UNHCR/ Grécia) e à resposta de emergência social nos incêndios de 2017 (EDP/Portugal) e em 2019 à Biovilla.
Mulher de causas e com sentido de missão, descobriu, entre todas estas áreas, o seu propósito – Encontrar soluções para impactar positivamente todas as formas de vida.
É nesta busca constante por soluções e na crença que o Sonho comanda a Vida que o seu caminho se cruza com a Biovilla e que, em 2020, a missão social da Cooperativa passa a ser parte da sua missão de vida.
É co-fundador da Lúcida, facilitador e designer de processos de mudança sistémica e inovação desde 2015. É igualmente educador em desenvolvimento regenerativo no Regenesis Institute for Regenerative Practice, formador da Bolsa do Conselho da Europa e da Transition Network, Curador na Emergence Network.
Tem licenciatura pré-Bolonha em Economia. Dedicou a primeira década profissional ao trabalho como educador e formador de formadores e trabalhadores juvenis em metodologias de aprendizagem experiencial, colaborativa e participativa, em Portugal, na Europa e um pouco por todo o mundo, e em temas como Participação e Cidadania, Educação Global, Educação para a Paz, Aprendizagem Intercultural, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Projetos.
Trabalhou com entidades diversas do setor público, privado e sociedade civil, nacionais, internacionais e intergovernamentais, tais como: Conselho Nacional de Juventude, Secretaria de Estado da Juventude, Centro Norte Sul, Comissão Europeia, Conselho da Europa, Fundação Ásia Europa, Banco Mundial, Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.
Desde cedo se interessou por temas de sustentabilidade e regeneração. Frequentou e contactou nos últimos anos com diversas formações e técnicas de permacultura e agrofloresta principalmente baseada nos princípios de agricultura Sintrópica.
Hoje em dia participa e coopera em diferentes projetos em implementação de sistemas agroflorestais baseados nos princípios de agricultura Sintrópica na realidade mediterrânea, produção de hortícolas com práticas regenerativas e recolha e preparação de sementes florestais para sementeira directa em áreas degradadas.
Natureza, Ser Humano, Cultura, Diversidade, Expansão.
O Turismo surgiu de uma forma natural no percurso de vida. O interesse pela diversidade cultural e pelas paisagens contrastantes que o mundo oferece foi praticamente herdado da família. Pelo mundo fora ou pelo país adentro, haveriam sempre harmonias novas para sentir, integrar e expandir. É nesta interação constante entre lugares e pessoas que viajam por todo o lado em permanente absorção ou nas que permanecem no mesmo lugar, mas em profundidade, que a vida se descobre, como num livro, folha por folha.
A transmutação consciente da pessoa através do(s) lugar(es) que habita por mais ou menos tempo é condição sine qua none para o que a ligação com o Turismo: a Partilha. E o respeito e ligação que aumenta a cada contacto com o meio que nos rodeia, o Objectivo.
Turismo (consciente) como éter que conecta o todo. A Presença que interage com o sentido de regenerar e, portanto, amar.
Nos últimos 7 anos foi possível consagrar toda a visão acima referida, através de um projecto num grão de terra – vulgo ilha – no meio do oceano atlântico junto à costa africana.
Um projecto cultural onde a hotelaria e a restauração eram parte do rol de experiências de uma nova realidade, quer para a Vanessa, quer para quem ia à descoberta ou colaborava no meio. A criatividade, a logística e o respeito andaram de mãos dadas, um desafio permanente e deve ser preenchedor e motivador para novas aprendizagens a cada dia. Áreas como comunicação, marketing, eventos culturais, tours e eventos, logística, cozinha e alojamento são algumas das facetas onde desenvolveu o seu know how.
Com um percurso diverso desde o primeiro emprego enquanto universitária e assistente de bordo em paralelo, passou pela área da cultura, artes, comunicação, gestão hoteleira e experiências turísticas, produtos biológicos e, mais recentemente, radiestesia no equilíbrio de lugares como casas e terrenos, o rumo densificou-se para já no Turismo de Natureza onde desenvolve funções actualmente como coordenadora desta área na Biovilla.
A ambição maior é promover a inspiração e as ferramentas de trabalho necessárias para as boas práticas nesta área absolutamente transversal e inovadora que é o Turismo.
Sonhadora, otimista, apaixonada pelo milagre da vida e natureza, nómada em busca de novas culturas e aprendizagens. Praticante de yoga desde os 15 anos, sempre se sentiu fascinada pela cultura oriental e motivada por esta atração desde cedo viajou rumo à Ásia com a intenção de aprofundar a sua prática de yoga e expandir o seu conhecimento. Na Índia teve a oportunidade de aprender com vários mestres, estudou Hatha Yoga tradicional, Yoga Terapia e a arte da Ayurveda Yoga massagem. Em Portugal aprendeu a técnica Champi – Massagem Indiana à Cabeça e terapia aquática “Flydeeper”, uma fusão entre dança e massagem na água. Em Bali dedicou-se ao estudo e prática de uma vertente mais meditativa do yoga, Yin Yoga e explorou a arte da massagem balinesa relaxante. Em 2014 criou o seu próprio projeto de alimentação saudável e dedicou-se à cozinha vegetariana/vegan e consciente cozinhando em diversos eventos e retiros promovendo desta forma um estilo de vida mais harmonioso. Acredita que uma mente sã resulta num corpo são e numa vida mais feliz e procurando levar este conhecimento até mais pessoas nos últimos anos tem-se dedicado às suas paixões que se complementam entre elas, o ensino do yoga, a cozinha, a construir um espaço de raiz dedicado a estas práticas na serra da Arrábida onde recentemente iniciou a produzir o seu próprio alimento e a partilhar terapias com a intenção de promover um estilo de vida saudável onde o corpo físico, mental, emocional e espiritual se sintam em equilíbrio.
Em 2020 “mergulhou” no universo da cozinha macrobiótica ao realizar o curso de cozinha anual do Instituto Português de Macrobiótica, também numa abordagem mais dinâmica do yoga designada por Hatha Flow e deu início a um projecto de cultivo de cânhamo medicinal na Arrábida.
Interessou-se desde cedo por diferentes formas de expressão artística, e pelo caminho, mergulhou nas ferramentas do Yoga e Meditação. Licenciada em Música, tem certificação como Terapeuta de Som, Professora de Lu Jong, Práticas Tibetanas dos 5 elementos e Hatha Yoga.
Consciente da interconexão profunda entre a natureza interna e externa, o “eu e o outro” – nesta teia que a todos une – dedica-se a potenciar processos re(conexão), alquimia vibracional e despertar, contribuindo assim para um mundo mais harmonioso, pacífico, feliz.
Contactos:
info@paulasantana.pt
– Energizar o corpo e regular o funcionamento dos órgãos internos
– Aumento da consciência corporal
– Fortalecer o sistema físico como um todo
– Aumentar a flexibilidade
– Melhorar a postura e o equilíbrio
– Melhorar a circulação sanguínea, beneficiando o coração
– Fortalecer e libertar tensões do corpo
– Aumentar a resistência e a capacidade pulmonar
– Atenção plena e viver no momento presente
– Trabalhar o foco e maior clareza mental
– Sensação de bem-estar, confiança e atitude positiva perante a vida
– Acalmar o sistema nervoso central
– Alívio do stress e níveis de ansiedade
– Gratidão por cada momento!
Acredita que a massagem é um caminho de cura muito poderoso, tanto é que desconstruiu muitos valores e paradigmas na vida para hoje ser massoterapeuta. Observar, escutar, sentir para então tocar com presença e perceber a corrente de tensão e onde está parada a energia vital do corpo. Sente que a sua função é somente ajudar a pessoa a lembrar-se de quem ela é.
Já viajou muito por lugares de natureza no Brasil. Já foi publicitária e guia de ecoturismo. Fez formações em massagem ayurvédica, terapeuta ayurvédica, Yoga Integrativa, fitoterapia e plantas medicinais.
Nascido em Lisboa, fez quase todo o seu percurso enquanto criança e adolescente em modo saltimbanco. Não obstante, fez o seu ensino secundário em Lisboa, local pelo qual nutre uma enorme paixão e que o levou mais tarde a procurar como mercado de trabalho.
Foi voluntário durante vários anos no jardim zoológico de Lisboa e activista de direitos humanos através do projecto ReAJ da Amnistia Internacional.
A entrada no mundo do Turismo dá-se de forma natural, onde durante 12 anos executou várias funções inerentes ao funcionamento de uma recepção e deu apoio a outras áreas. Em 2017, sente a necessidade de se conectar novamente com a natureza e embarca num projecto, onde cria uma quinta ecológica num espaço com parque de campismo e actividades radicais. Tem o papel de relações públicas e responsável pela quinta ecológica na ausência da técnica que comanda o espaço.
Segue-se um trabalho de assessoria e dinamização num outro parque de campismo e quinta ecológica na zona do Alqueva, Alentejo.
Volta ao turismo de cidade, até arrumar malas e seguir definitivamente em busca do seu grande amor, a conexão com a natureza aliado à transformação do ser humano nesse ato de conexão humanidade – natureza. E assim conhece o VER e a Biovilla, local onde se entrega e vive intensamente de Veríssimo a Coordenador de Turismo de Natureza.
Nascido em 1984 em Lisboa, licenciou-se em Economia (2006) e possui um Mestrado em Economia e Políticas Públicas (2015), ambos no ISCTE-IUL. Atualmente é candidato a doutorado no Programa de Doutoramento em Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e as Alterações Climáticas (2016-2020). O Filipe trabalha como pesquisador no CCIAM / CE3C desde 2012, participando de projetos europeus de investigação-ação como o BASE, SIRCLE e GO TO DIVERS. É também cofundador de várias associações e cooperativas, entre elas a Biovilla, Coopérnico, ECOLUTION e Conexão Lusófona. As suas áreas de investigação variam de empreendedorismo social, economia ecológica, moedas complementares e investigação-ação participativa.
Inês considera-se uma empreendedora para um Mundo melhor. Desde cedo envolvida em associativismo sócio-ambiental, estudou na FCUL engenharia de energia e ambiente, onde esteve envolvida em projetos ligados à regeneração ambiental e social: como a HortaFcul, a EstufaUrbana onde organizou formações para sustentabilidade e agricultura urbana e participou em projetos europeus como o SIRCLE- Social Innovation for Resilient Communities. Cooperante inicial e ex-presidente da Biovillla – cooperativa para o desenvolvimento sustentável; fundadora da ONG LAMA-Local Achievements for Mutual Action (para a ajuda da reconstrução do Nepal no terramoto de 2015) e co-fundadora da associação Atelier3 – Associação para o Desenvolvimento Humano. Trabalhou como responsável de projetos em empresa de engenharia electrotécnica e foi responsável por dimensionamento energéticos de energia renovável em África como consultora para a introdução de soluções agrícolas biológicas na UE; mas paralelamente sempre envolvida nas suas associações a facilitar formações e workshops para a educação de sustentabilidade e Permacultura. Atualmente consultora para a eficiência e sustentabilidade em variados projetos educativos, de restauração e turismo. Fez várias formações e certificações para obtenção de valências para a sua missão de vida como: Permaculture Teacher Training, Training of Leadership for Sustainable Development, Environmental Storytelling, Transition to Resilience training, Facilitadora oficial de ODS pelo ONU, Fitoterapia, ABCD- Asset-Based Community Development, Sociocracy, etc.
Sou uma colecionadora de experiências e acredito que não existe outro caminho se não for o da entrega. Sou uma mulher das ciências da vida e também da alma. Com vontade, cautela e bom senso trilho essa jornada desconstruindo a lógica binária do sim e do não tão preconizado na minha formação acadêmica, afinal sou Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal da Bahia e Pós Graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Na minha vivência de treze anos em sala de aula, cito aqui três deles maravilhosos onde montei o laboratório de análises químicas e lecionei no Instituto Médio Agrário de Malanje em Angola. Apaixonada por livros, meus verdadeiros mestres, sigo o caminho de consolidar sonhos. Baiana de nascença, adoro transitar por destinos e mergulhar nos sabores e sensações dos lugares. Amo o silêncio e nele encontro a firmeza da minha ancestralidade. Empreendedora no Brasil de uma ervanária a granel sinto nas ervas a magia da natureza em ação e essa alquimia energética que produz como resultado cura. Tenho a Biovilla como o lugar propício para fazer florescer um projeto de vida tendo como base o respeito a soma das partes e convido a quem sentir o chamado para escrevermos juntos uma bela e fascinante história de troca e aprendizado com base na sinergia das ervas medicinais. Sou Jaqueline Pereira Santos e falei. Aho!
Caminhando na linha de fronteira desde 2001,observando e interagindo com as relações de Biopoder. Tendo a vida enquanto imanência. Do Curso de História às escavações Arqueológicas em Monsaraz , do curso de fotografia às ruas contra a globalização neo-liberal em Génova. Numa busca de respostas na Agricultura Biológica enquanto Agricultor. No aprofundamento de conhecimentos acerca de alternativas na Comunidade de Findhorn com o curso EDE. Ao contacto com o pensamento de Gandhi perante a globalização hegemônica da violência, em Navdanya. Co-criador do projecto270, responsável pela Quinta do Bell-Agricultura de Consciência. Vivendo a vida como ela é, a cada momento saborear, momento em que paramos, respiramos e vemos a paisagem à nossa volta. Adepto do pensamento ” Mais do que o pão, mais do que a padaria. Queremos tudo!”
Gil Penha-Lopes é licenciado em Biologia, tendo feito um estágio em aquacultura, e depois um doutoramento em Ecologia Aplicada, sempre na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em colaboração com entidades internacionais. Coordenou e participou em vários projetos europeus e nacionais na área de soluções e design baseado na natureza, alterações climáticas (mitigação e adaptação), assim como sobre a promoção de formas de vida sustentáveis ao nível local (nomeadamente ecovilas, iniciativas de transição, projetos de permacultura entre outros). Recentemente tem iniciado o percurso do desenvolvimento regenerativo por forma a que a sociedade possa habitar e evoluir de um forma enraizada no território respeitando e integrando os sistemas vivos.
Co-fundadora da Biovilla, empreendedora social, licenciada e mestranda em gestão pela NOVA SBE com mais de 10 anos de experiência académica e profissional em comportamento sustentável do consumidor. Doutorou-se em marketing para o consumo consciente culminando o seu estudo no desenvolvimento do “The Good Business Model”, uma metodologia de criação e melhoria de negócios conscientes que está a ser implementada em 8 incubadoras e aceleradoras empresariais nacionais (entre as quais, 3 do Turismo de Portugal – Green Up, Tourism Up e Taste Up), impactando mais de 200 empresários em Portugal e no Brasil em 2019. Coach e mentora de projetos de inovação social, dedica a sua vida à transformação do ecossistema sustentável e regenerativo nacional. Fala pela própria voz através do que criou via Biovilla para o mundo e vibra com o que pretende ainda criar.
Arte-Psicoterapeuta, Arte-Terapeuta e Coach de Vida. Membro integrante da SPAT – Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. Artista plástica e designer desde os 17 anos formada em Belas-Artes, na Universidade de Lisboa. Formadora certificada em Educação para a Sustentabilidade, Comunidades e Permacultura através de vários projetos europeus. Life Coach certificada pela World Coaching Organization.
As pessoas e as artes são a vida da Filipa. Do pintar, à escultura, ao dançar, à escrita criativa, ao acompanhamento prolongado de situações de crise. Criar permite estar ao serviço da livre expressão, do encontro de equilíbrio e da de estar plena ligação consigo própria, com os outros e com a natureza que nos acolhe.
Contactos:
insideout.filipa@gmail.com
+351 912 443 597
Psicóloga Clínica e da Saúde, Psicoterapeuta e Focusing Trainer. É Membro Especialista da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Membro Efetiva da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial e Fundadora e Diretora do projeto Alma Gaia.
A Cláudia é profundamente comprometida com o trabalho de re-conectar os seres-humanos entre si e os seres-humanos com a Terra-Planeta. Em trazer de volta o significado das ligações ou “ligamentos” de afetos, os vínculos de amor invisíveis aos olhos do corpo aparente. Desde a pedra ao osso, do osso ao sangue, e do sangue ao mar. Vê em tudo o que faz e vive com os seus clientes uma poética da existência.
Contactos:
almagaia.psicoterapianatureza@gmail.com
933614903
Praticante de yoga desde os 15 anos, viajou rumo à Índia onde estudou Hatha Yoga tradicional, Yoga Terapia e a arte da Ayurveda Yoga massagem. Em Portugal aprendeu a técnica Champi – Massagem Indiana à Cabeça e terapia aquática “Flydeeper”, uma fusão entre dança e massagem na água.
Acredita que uma mente sã resulta num corpo são e numa vida mais feliz e, por isso, partilha terapias com a intenção de promover um estilo de vida saudável onde o corpo físico, mental, emocional e espiritual se sintam em equilíbrio.
Para a Rosário, a vida só faz sentido se for vivida intensamente. Filha “única” com mais quatro irmãos, cresceu num espírito vivo, enérgico e voluntarioso, um misto de maria-rapaz e a menina dos papás, no seio de uma família unida onde aprendeu que a honestidade e a humildade são valores fundamentais.
Detém formação superior em Antropologia Social (ISCTE) e em Turismo (INP). A sua experiência profissional reside na área da gestão hoteleira, tendo desenvolvido grande parte da sua atividade num dos hotéis de 5 estrelas mais icónicos no centro de Lisboa; iniciou nas Reservas e Recepção, mas foi na área da Gestão Comercial, nomeadamente na coordenação de Grupos e Eventos, que desenvolveu mais as suas competências.
A prática de yoga, meditação e reiki são áreas que mais recentemente a apaixonaram; sente-as complementares nas sua prática de atividades desportivas de outdoor, como corrida em trilhos ou trekking, pois acredita que o corpo é o nosso templo, e a espiritualidade é vital para o seu equilíbrio. A comunicação, a partilha de conhecimentos e o gosto de ensinar são outras das suas paixões. A preocupação com o futuro do planeta e a regeneração das comunidades humanas é para si a sua missão de vida, aquela à qual pretende dedicar a sua energia e experiência. A regeneração do solo e das plantas e a vida humana no respeito pela natureza são a sua mais recente paixão, identificando-se com os princípios e conceitos holísticos da Permacultura; neste tipo de abordagem o centro são as pessoas e o seu bem estar, em harmonia com o mundo natural e à sua imagem. A Rosário acredita que esse é o caminho.