Um dia na Biovilla a resgatar tradições (gratuito)
Um convite a toda a comunidade envolvente
No dia 16 de out (sábado) das 10h às 18h com almoço na Biovilla incluído 🙂
Qual a importância da oliveira e da azeitona?
Ao longo da história da ocupação da Arrábida esta árvore teve sempre um grande significado para a subsistência das populações, tanto na parte da produção de azeitona para consumo, como na sua utilização para a produção de azeite. Trazida do Médio Oriente, a oliveira tornou-se numa das espécies mais resilientes do mediterrâneo. Durante o verão, arrefece o solo, diminuindo a taxa de evapotranspiração, preservando a água no solo, ao mesmo tempo que dá abrigo a vários animais que aí encontram refúgio nos dias mais quentes. Razão pela qual decidimos construir a nossa horta debaixo do Olival onde começará esta atividade da apanha da azeitona.
Para celebrar a importância dos olivais e porque os nossos estão carregadinhos de azeitonas, criámos um dia com o nosso responsável pela horta, Nuno Belchior, para convidar a comunidade a envolver-se neste processo e partilha de conhecimento.Para restabelecer forças na hora do almoço será servida a célebre sopa caramela numa versão vegetariana, outra tradição da nossa região de Palmela.
Depois retoma-se a apanha e o dia termina com um convívio, acompanhado de uma queimada galega conhecida como uma bebida comunitária, servida em copos de barro.
Juntam-se a nós?