Retiro “Quem Tem Corpo Tem Raiz” com Sara Mercier & Edgar Valente

~ “QUEM TEM CORPO TEM RAIZ” ~

Reconexão . Música . Movimento . Expressão Autêntica . Criação

Este retiro nasce da necessidade de cultivarmos uma relação mais próxima com a nossa raiz, a de cada um consigo e com a sua ancestralidade especificamente com o território onde habitamos, neste caso delimitado a Portugal.

Um homem e uma mulher abrem um espaço que se quer seguro, fértil e revelador à verdade de cada um. Com vista a que sons, movimentos, palavras e gestos ganhem mais sentido, força, sensibilidade e presença e permitam com que a criação surja com o propósito de florescer além nós.

Nele é bem-vindo quem se quer comprometer com o aprofundamento de si mesmo, através de ferramentas que estimulam a arte e a comunicação primal e autêntica inerente a cada um, despindo de camadas que nos afastam da nossa natureza essencial. Convidamos à nudez do espírito, do coração, da alma, do encontro. Um trabalho a partir de um sítio enraizado, em conexão com a natureza, desacelerando o passo da correria das cidades e do Verão, iniciando a preparação para o Outono, quando as folhas que caem ajudam a fortalecer a raiz.

A raiz que são os nós que somos. A raiz que é corpo. A raiz que é verdade.

A verdade radical como portal de ignição à melhor versão de nós próprios.
O coração no batimento e intensidade de cada um.
O amor na forma de cada um o ser e sentir.
O corpo como mapa e bússola das evidências somáticas que queremos libertar ou empoderar.
A voz como canal de chamada à presença, seja a partir do canto, da fala ou da mera exploração sonora.

A música será um elemento fundamental na condução deste trabalho.
A herança oral e musical popular são como extracto alquímico do espírito da terra. Nela se preserva memória, frequência, sabedoria ancestral. Convidaremos por isso também a viagens sonoras, oficinas de canto popular, oficinas de percussão tradicional, entre outros.

Contaremos com a ajuda de algumas plantas medicinais sagradas para amplificarem e aprofundarem nalguns momentos do trabalho.

Qualquer pessoa que sinta o chamado para este trabalho será bem-vinda.

::::::::::: Programa :::::::::::::

DIA #1 ~ Sex. 26 Agosto:

14H – Chegada
16H – Ritual de Encontro de Almas: “O que é a raíz?”(dinâmicas de centramento individual e auto-conhecimento)
18H – Caminhada intuitiva: pulsação, ritmos e andamentos
20H – Jantar
21H30 – Roda de Medicina I + Viagem sonora/concerto com Sara Mercier e Edgar Valente

DIA #2 ~ Sáb. 27 Agosto:

8H30 – Meditação e alongamento “Corpo como Raiz”
9H30 – Pequeno almoço
10H30 – Aquecimento Vocal e Corporal
11H30 – Comunicação Primal
13H30 – Almoço
14H30 – Pausa
15H30 – Laboratório de Criação “a Raiz da Questão” (Escrita Criativa, Som, Movimento)
20H – Jantar
21H30 – Oficina de Cantos Populares e Introdução ao Adufe *

DIA #3 ~ Dom. 28 Agosto

9H – Pequeno almoço
10H – Dinâmicas de restauro e activação energética (meditação/alongamento/ massagem)
11H30 – Movimento Autêntico (sessão guiada pelos 5 corpos: físico, espiritual, emocional, mental, social)
13H – Almoço
14H – Pausa
15H – Criação Musical “Renovar a Raiz”
18H – Roda de Medicina II + Ritual de fecho e enraizamento do trabalho

::::::::::: a BioVilla :::::::::::::

A Biovilla, situada em plena Serra da Arrábida, é uma cooperativa que alia a Educação para a Sustentabilidade, a componente de turismo de natureza e a regeneração da paisagem ecológica e social, para impulsionar uma cultura de regeneração que torne todo o ecossistema mais saudável, harmonioso e justo.

Um dos pilares da Biovilla é a alimentação: tudo o que é cozinhado ou confeccionado na Biovilla tem origem 100% biológica, inclusive a comida deste retiro. Outro dos pilares é o alojamento ecológico: como estadia oferecem quartos partilhados confortáveis (3 participantes por quarto).

Para além do Dome geodésico, onde será feito o retiro, existem 55 hectares de natureza pura para passear, sombra, uma piscina e espaço de hortas onde são aplicados conceitos de permacultura e de agrofloresta.

::::: Como chegar? :::::

Carro: seguir a localização colocada na descrição do evento.

Transportes: podes apanhar qualquer transporte para Setúbal ou Palmela e depois, caso necessário, combinaremos um ponto de encontro para te apanharmos.

::::::::::::::::::: Preços / Inscrições ::::::::::::::::::

~ 313€ p/ pessoa
~ 292€ p/ pessoa para inscrições de 2 ou + pessoas

* valores gerais com estadia e alimentação incluída para todas as refeições durante o horário do retiro

: + info, inscrições e envio de comprovativos para ::
quemtemcorpocanta@gmail.com
+351 967741901 – Sara Mercier (produção)

::::::: mediante pagamentos para :::::::
MBway: 967741901
IBAN: PT50 0033 0000 4540 6233 9860 5

:::::::::::: Biografias dos formadores :::::::::::::

Edgar Valente
fb.com/edgar.valia | @edgarovalente (instagram)

O Edgar é um artista altamente camaelónico, que canta e toca piano desde a infância e que há pelo menos sete anos faz dos palcos e das salas de ensaios a sua maior escola, através das várias bandas e projectos em que se desdobra. Da reinvenção da música popular portuguesa operada pela Criatura às incorporações no funk com Os Compotas ou do afrobeat dos They Must Be Crazy, passando pelas ricas investigações e criações no campo da lusofonia com Mariana Root e com o irmão brasileiro Luiz Gabriel Lopes, ou pela música electrónica onde se salienta a já longa parceria com Sickonce, e os mais recentes trabalhos com Tempura. Na performance, trabalhou como intérprete e compositor com Maurícia|Neves em “We Will Use Smoke Machines” [2016] e com Susana Domingos Gaspar em “Classe do Jaime” [2019]. Como formador na área da voz, inicou-se com apenas 23 anos no SOU – Movimento e Arte onde havia completado anos antes o Curso de Artes Performativas, cativado pela vontade de desenvolver uma visão intuitiva sobre a voz para além do canto, como espelho da expressão autêntica do ser e do som como fonte de cura. A viagem ao Peru pela rota dos curandeiros Andinos deu ainda mais força à activação do “Quem Tem Corpo Canta (Every Body Sings)”, projecto de carácter heurístico que providencia espaços de laboratório para a incorporação da voz autêntica, acolhendo sessões individuais e colectivas sobre a forma de aulas, oficinas e retiros, e que se estendeu à criação e orientação de um coro comunitário semanal no bairro dos Anjos em Lisboa: o Coro dos Anjos. Em 2020 estendeu o trabalho com a comunidade para vários projectos desenvolvidos com o Município da Guarda. A solo, com o seu teclado, o seu adufe e a sua voz, aparece volta e meia a cantarolar canções que lhe apetece cantar.

Sara Mercier
fbcom/saracmercier | @_sa__kura__ (instagram)

No seu caminho académico, envergou por ciências, mas desde criança a vontade de expressão era muita. A arte esteve sempre em paralelo na sua vida e em 2020 decidiu dar um salto de coragem de largar a ciência e de abraçar o seu caminho artístico, onde continua a caminhar. Sobe ao palco com o Coro dos Anjos em 2020 e com Bandua em 2022, quem teve o privilégio de acompanhar como música de suporte ao vivo.
É multi-instrumentista por natureza e foi aprofundando o seu trabalho na voz e percussão. Desde cedo esteve em contacto com o instrumento tradicional português Adufe que tem acompanhado intimamente a sua vida nos últimos dois anos, onde teve a oportunidade de espalhar esta sabedoria em formato de workshop.
A sua sensibilidade energética e a sua paixão pelo processo de maturação também a aproximou a um contacto/trabalho one-to-one. Em 2022, começou a sua jornada terapêutica profissional e começou a fazer massagens, onde trabalha os vários corpos com abordagens heurísticas e intuitivas.
Grande parte do seu trabalho foi feito em produção (Festival Livre 2020 e 2021, QuemTemCorpoCanta, Coro do Anjos, entre outros) e agora pela primeira vez abre um trabalho de retiro como formadora.

__

esta é uma produção
#QuemTemCorpoCanta

“Quem Tem Corpo Canta (Every Body Sings)” é um projecto de carácter heurístico que providencia espaços de laboratório para a incorporação da voz autêntica, para quem já sabe que canta e para quem pensa que ainda não canta.

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutes

  • 00

    segundos

Data

Ago 26 - 28 2022

Tempo

15:00 - 19:00

Localização

Biovilla Sustentabilidade
Inscrições e mais informação aqui