Natureza, Ser Humano, Cultura, Diversidade, Expansão.
O Turismo surgiu de uma forma natural no percurso de vida. O interesse pela diversidade cultural e pelas paisagens contrastantes que o mundo oferece foi praticamente herdado da família. Pelo mundo fora ou pelo país adentro, haveriam sempre harmonias novas para sentir, integrar e expandir. É nesta interação constante entre lugares e pessoas que viajam por todo o lado em permanente absorção ou nas que permanecem no mesmo lugar, mas em profundidade, que a vida se descobre, como num livro, folha por folha.
A transmutação consciente da pessoa através do(s) lugar(es) que habita por mais ou menos tempo é condição sine qua none para o que a ligação com o Turismo: a Partilha. E o respeito e ligação que aumenta a cada contacto com o meio que nos rodeia, o Objectivo.
Turismo (consciente) como éter que conecta o todo. A Presença que interage com o sentido de regenerar e, portanto, amar.
Nos últimos 7 anos foi possível consagrar toda a visão acima referida, através de um projecto num grão de terra – vulgo ilha – no meio do oceano atlântico junto à costa africana.
Um projecto cultural onde a hotelaria e a restauração eram parte do rol de experiências de uma nova realidade, quer para a Vanessa, quer para quem ia à descoberta ou colaborava no meio. A criatividade, a logística e o respeito andaram de mãos dadas, um desafio permanente e deve ser preenchedor e motivador para novas aprendizagens a cada dia. Áreas como comunicação, marketing, eventos culturais, tours e eventos, logística, cozinha e alojamento são algumas das facetas onde desenvolveu o seu know how.
Com um percurso diverso desde o primeiro emprego enquanto universitária e assistente de bordo em paralelo, passou pela área da cultura, artes, comunicação, gestão hoteleira e experiências turísticas, produtos biológicos e, mais recentemente, radiestesia no equilíbrio de lugares como casas e terrenos, o rumo densificou-se para já no Turismo de Natureza onde desenvolve funções actualmente como coordenadora desta área na Biovilla.
A ambição maior é promover a inspiração e as ferramentas de trabalho necessárias para as boas práticas nesta área absolutamente transversal e inovadora que é o Turismo.