Constelações Sistémicas em Grupo com Ana Roque – Arrábida

A Constelação Sistémica é uma abordagem fenomenológica, originalmente sistematizada pelo alemão Bert Hellinger, psicoterapeuta sistémico, pedagogo, poeta, filósofo e autor de vários livros sobre o tema.

A vivência com a Constelação Sistémica, é um método que traz à consciência o que está oculto nos relacionamentos pessoais, familiares e interpessoais.

Este método traz à consciência os vínculos de amor e lealdade que nos unem inconscientemente mas que podem estar emaranhados, impedindo o livre fluir da Vida. Ao trazer à consciência a perceção desses emaranhamentos, o indivíduo recupera o seu poder em fazer as suas próprias escolhas, podendo observar com mais clareza o próximo passo que o conduzirá a uma vida mais leve.

O sistema procura a ordem, a pertença , o equilíbrio e o fluir do amor, respeito e prosperidade. Contudo, quando um membro do sistema, sai destas estruturas, outro busca compensar isso, mesmo que inconscientemente. Como tal, a Constelação é uma ferramenta de diagnóstico, um método de reorganização do equilíbrio e ordem dentro dos sistemas aos quais pertencemos.

Data: 15 de Agosto de 2021
Horário: 14h30 às 18h30 (com intervalo entre temas)

2 Temas a Constelar
Número de participantes limitado

Local : Biovilla Arrábida

Home

COMO FUNCIONA?

Numa constelação, quem constela tem a oportunidade de conhecer a “imagem interior” do seu sistema interno, da sua família de origem ou família atual.

Para tal, são escolhidas dentro de um grupo, pessoas que representarão as
questões internas ou familiares, os quais serão posicionados umas em relação às outras no ambiente onde a vivência acontece.

Esta é uma abordagem sentida em silêncio, ou seja, baseada na observação e no sentir dos fenómenos que percebemos no constelante e nos representantes dessa constelação. Desta forma, é possível ver e sentir aquilo que estava oculto e desordenado, tanto nos acontecimentos que ocorreram no passado, como nas dinâmicas atuais. Os movimentos que acontecem no grupo de representantes da constelação manifestam e espelham a conexão com a Alma de quem propõe o tema.

Através dos movimentos do grupo, a Alma movimenta-se e busca o caminho que leva em direção às imagens, representadas pelos movimentos do grupo, para que restabeleçam o fluxo do amor, onde ele tenha deixado de fluir.

“Na maioria das vezes, não precisas de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar.”- Bert Hellinger

O QUE PODE SER TRABALHADO?

Como se trata de uma vivência de pulsar a Vida, do fluir, tudo o que está relacionado com a Vida pode ser trabalhado, desde que traga um significado importante para quem constela.

Alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados:

-Conflitos pessoais
-Conflitos familiares
-Conflitos entre casais
-Conflitos interpessoais
-Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral
-Problemas de saúde, sintomas físicos e emocionais
-Doenças de família
-Problemas financeiros
-Abortos
-Adoção
-Distúrbios alimentares

Nesta vivência, a abordagem de trabalho com a Constelação Sistémica é feita de forma protegida. Os participantes/representantes da constelação não sabem qual é a questão do constelante, nem quem estão a representar na constelação.

É necessário um grupo de pessoas dispostas a entrarem como representantes nas constelações que acontecem ao longo da tarde. No entanto, nem todas precisam de constelar um tema, é possível participar do workshop apenas como representantes.

Quando participamos como representantes num vivencial de Constelações Sistémicas, aprendemos na prática e observamos melhor as relações humanas. Nesta postura, estamos incluídos no campo, trabalhando, em algum nível, questões que não tínhamos ideia de que vivêssemos, até sermos movidos, no momento da constelação. É como se apanhássemos “boleia”. Mesmo que não consteles, também serás beneficiado.

Facilitadora : Ana Roque

+ Inscrições e mais informações : anaroque.consciente@gmail.com

Whatsapp : 915889205

Imagem do cartaz : Anna Lee

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutes

  • 00

    segundos

Data

Ago 15 2021

Tempo

15:30 - 19:30

Localização

Biovilla Sustentabilidade